Meu Perfil
BRASIL, Sul, CURITIBA, SAO FRANCISCO, Mulher, de 46 a 55 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Informática e Internet, Ciências

My Amazon.com Wish List
Se quiserem um outro jogo realmente viciante, visitem

(eu sei, eu sei, tou fazendo propaganda de graça, mas vale a pena, viu)
Locations of visitors to this page

Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 AN-PU
 Artes
 Escritos
 Matemágica


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 An-Pu - O Papiro de Wadjet
 Blog Cedric Sigaud


   
 
De Anima Profundis
.-. --- -... . .-. - --- --..--  . ..-  - .  .- -- ---


Acabando com a graça das coisas - I

Achei um joguinho muito legal na Internet (estava na verdade catando a letra de uma música nordestina de Ivanildo Vilanova e Zé Cardoso, chamada Sou Melhor do que Tu, uma pérola da tiração de sarro. Bolinha de gude bate em outra bolinha de gude que bate em outra e por aí vai (quem já não começou procurando uma coisa e achou outra totalmente diferente depois de três páginas e links levanta a mão). Acabei nesse tal joguinho a partir do site danosse.com.

Como não sou chata (sou roliça) achei bem interessante colocar as minhas soluções do jogo. Mais informações sobre as possibilidades de se completar os quadrados vocês podem encontrar em sites de matemática. A Mathpuzzle é ótima para isso; recomendo. Fiquei em nono lugar e não foi mau para o meu ego...

O Nº 18 eu perdi a imagem antes de salvar....

Legal, né? Podia ter ido melhor se não tivesse parado toda hora para fazer o PrintScreen, mas tudo bem.


Escrito por Nikki às 15h23
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Faça uma lagartixa feliz neste Natal - deixe-a viva

Quem mora em Curitiba está careca - ou de cabelo em pé - de saber da incidência enorme de aranhas-marrons que proliferam neste calor. Isso é fato. A picada dói, causa problemas seríssimos de saúde e levam às vezes a óbito. Isso seria perfeitamente controlável se não fosse a ignorância ou superstição de algumas pessoas. Sim, os dois fatores juntos, sendo um cria direta do outro, levam as pessoas a darem verdadeiros tiros no pé.

Exemplo? Quantos dos meus quase-meia-dúzia de leitores acham que um lagartixa faz algum dano, ou que é venenosa, ou que é escorregadia, suja, ou algo do tipo? Quantos já não correram de vassoura na mão para caçar esse animalzinho de forma irracional e quase histérica?

Lamento por quem já fez isso, porque matou uma comedora de aranhas da melhor qualidade. Uma lagartixa pode se banquetear de até SEIS aranhas em um dia só, e num laboratório pode comer até três em meia hora! Não é brincadeira; esses números eu peguei num trabalho científico neste site, escrito por E.N. Ramires e G.M. Fraguas, da Universidade Tuiuti do Paraná.

A foto de uma lagartixa (Hemidactylus mabouia):

A foto de uma aranha marrom (Loxosceles intermedia)

Essa coisa cheia de patas vive até 5 anos e se reproduz 35 vezes durante sua vida. Trinta e cinco ninhadas de pura emoção! Cada fêmea produz uma ooteca (saco de ovos) com 22 a 200 ovinhos. Ou seja, em cada bola esbranquiçada de ovos que a aranha carrega e protege com sua própria vida existem até 200 pequenos sustos rastejantes depois de uma gestação de 23 dias. Uma vez que não têm inimigos naturais disponíveis (se as lagartixas não  forem deixadas em paz), durante a vida de uma fêmea ela pode produzir a quantidade absurda de até 7.000 filhotes.

Em condições ótimas, levando em conta canibalismo, mortes acidentais, etc, nem que seja uma perda de ninhada de 50%, teremos a quantidade de até 3.500 aranhas-marrons se enfiando nos nossos sapatos, roupas, entre os pratos da cozinha,  dentro das fronhas de travesseiros ou nas mantas de bebê dentro do berço. E se reproduzindo depois de 9 meses de vida. 

Segundo o Professor Sílvio Sanches Veiga, da UFPR, de 2003 até hoje já foram defendidas quatro teses de mestrado e uam de doutorado sobre essa aranha e outras sete em andamento, sendo uma de doutorado e quatro de mestrado, além de quatro artigos científicos publicados em revistas internacionais. (Link da Agência de Notícias do Estado do Paraná)


Caso você saiba de um incidente com uma dessas belezinhas:

A vítima deve ser levada o mais rápido possível a um pronto socorro e – se possível - levar a aranha junto para  seu reconhecimento. O tratamento é baseado no soro composto de antihistamínico/anticolinesterásico/dapsona e 5 ampolas de soro antiaracnídeo polivalente ou soro antiloxosceles EV, que deve ser ministrado ao paciente até 36 horas depois do acidente com a aranha.

Este link é para quem tem estômago - é a sequência de necrose de um dedo picado por uma aranha marrom....


Depois disso tudo, será que não dava para superar besteiras e crendices sobre lagartixas? Tá bem, tá bem, podem não ser as coisinhas mais fofas do mundo, mas um animalzinho de quatro patas é melhor do que um de oito para se ter em casa. Às vezes até melhor do que outro de duas....


Escrito por Nikki às 12h59
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]

 
 
The Original Myspace Map
free counters