Meu Perfil
BRASIL, Sul, CURITIBA, SAO FRANCISCO, Mulher, de 46 a 55 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Informática e Internet, Ciências

My Amazon.com Wish List
Se quiserem um outro jogo realmente viciante, visitem

(eu sei, eu sei, tou fazendo propaganda de graça, mas vale a pena, viu)
Locations of visitors to this page

Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 AN-PU
 Artes
 Escritos
 Matemágica


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 An-Pu - O Papiro de Wadjet
 Blog Cedric Sigaud


   
 
De Anima Profundis
.-. --- -... . .-. - --- --..--  . ..-  - .  .- -- ---

Artes


Letra de música - Ontoro Momo

Essa é uma das melodias mais lindas que já ouvi. Demorei algumas semanas para achar a letra (em Bengali), mas valeu a pena.; faz parte da trilha sonora do filme "The Mahabharata". Letra e música de Rabindranath Tagore (रवीन्द्रनाथ ठाकुर) (1861-1941), cantada por Sharmila Roy. Existe o poema no livro A Poem for CRY (Child Rights and You), cujos direitos autorais são revertidos para a CRY, favorecendo as crianças pobres da Índia.

ONTORO MOMO

Ontoro momo bikoshito koro
Ontorotoro He
(bis)

Nirmolo koro,
Ujjolo koro
Shundoro koro he
(bis)

Ontoro momo bikoshito koro
Ontorotoro He

Jagroto koro,
Uddoto koro
Nirbhoio koro he.

Mongolo koro,
nirolosho ni shongshoi koro he

Ontoro momo bikoshito koro,
Ontorotoro he.

Jukto koro he
shobaro shonge,
Mukto kore he bondho,
Shoncharo koro shokolo korme
Shanto Tomaro chondo.
(bis)

Choronopodme momo chito nispondito kore he
Nondito koro, nondito koro
Nondito koro he.

Ontoro momo bikoshito koro
Ontorotoro he


Escrito por Nikki às 15h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



A Grande Guerra 1

 

Peguei os anime do Ramayana. Muito bonito. Vale a pena ver.

Agora restou baixando pouco a pouco o Mahabharat, a série de 90 capítulos. Coisa mais linda; nunca vi uma série com figurino e produção tão ricos e, pelo que li, foi a série mais cara produzida até hoje, e não duvido. Investiram mais nisso e no roteiro do que nos tais efeitos especiais. Aprovo totalmente isso: os efeitos acabam ficando muito aquém dos de Holywood, evidentemente, mas a riqueza de subjetividade nos olhares e o clima criado pelos silêncios vale a pena de ser visto e sentidos lá dentro do coração. Os amores à primeira vista e o namoro ficam de maneira leve, de acordo com a moral indiana de não exibir beijos, mas nem precisa, porque pelos olhares, suspiros, pausas de discurso e pequenos toques leves dão um clima de romantismo e carinho sensual que os americanos dificilmente conseguiriam apreender ou imitar.

Igualmente, pela riqueza dos detalhes de produção, as cenas têm um impacto visual e emocional muito grandes. As pinturas antigas mostrando as carruagens douradas, as armaduras dos cavalos e todas as jóias dos personagens estão lá, em detalhes minuciosos. A fotografia igualmente é muito bem feita e lamento profundamente que esse tipo defilme não seja nem um pouco comentado ou passado aqui no Brasil. Com certeza os atores igualmente iriam cair no gosto popular porque, além de tudo, alguns deles são lindos, tanto homens quanto mulheres.

De uma forma curiosa comecei a me interessar pelo Vedanagari. A língua falada é muito bonita, um tanto dura por vezes, mas de uma sutileza não tão estranha quanto a chinesa. A melodia da língua é bonita, sim, além da escrita ser linda. Andei vendo alguns cursos online e achei mais ou menos difícil, apesar de ter conseguido ler alguams letras e palavras. Fiquei bastante contente com isso!! Acho que no final das contas vale mais a pena aprender isso do que sumério ou acádico, até porque eu acho que não valeria a pena aprender uma língua morta e de reconstituição duvidosa, ainda! O chato é que a língua tem declinação, mas isso é um exercício mental bom para quem é voltada para Humanas como eu. As acentuações de vogais e conjunções de letras são chatas de aprender, mas isso depende de prática e de me lembrar sempre que eu mesma faço junções que beiram o absurdo em certas sílabas. Isso sempre me impediu de me animar a fazer uma fonte com a minha caligrafia, porque com certeza daria mais de 256 caracteres.

Continuo achando que a língua é fascinante não somente pela similaridade com algumas palavras já conhecidas, mas tabém pela sua antigüidade. Pelo visto foi útil o treinamento com o árabe e o hebraico, pela facilidade de aprender por visão.


Escrito por Nikki às 07h04
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]

 
 
The Original Myspace Map
free counters